sábado, 3 de dezembro de 2011


Em matéria publicada pela revista Veja São Paulo (Vejinha), na  edição de Novembro de 2011, foi constatado que o paulistano está engordando de forma acelerada. De acordo com o Ministério da Saúde, o percentual de pessoas com sobrepeso, ou seja, IMC maior que 25 (IMC é o índice de massa corporal, onde calcula-se o peso dividido pela altura ao quadrado), aumentou de 44,3% em 2006 para 48,5% em 2010 (representando 51,1% dos homens e 46% das mulheres). No caso da população obesa na cidade , de IMC superior a 30, houve aumento de 11% para 15% neste período. Segundo a revista a população dos chamados normais ou esbeltos, pode-se tornar minoria, elém disso os gordinhos sofrem mais desifios no dia a dia. Coisas simples, como comprar roupas modernas, até situações mais complicadas como discriminação na hora de procurar um emprego. Segundo a endocrinologista e coordenadora do Núcleo de Obesidade do Hospital Sírio-Libanês Claudia Cozer, essas “São situações que fazem com que muitas pessoas se privem da vida social” e “Tem gente que, em vez de se cuidar, acaba trancada em casa, triste e comendo ainda mais.”
Segundo uma pesquisa feita em 2010 pelo Hospital do Coração (HCor), na qual foram ouvidas 600 pessoas, entre paulistas e cariocas, a maioria dos entrevistados afirmou que não se casaria com uma pessoa gorda. A rejeição foi mais forte na classe A (66%), na classe B o resultado foi (44%). Também foi identificado que 81% dessas pessoas pensam que o excesso de peso interfere nas relações de trabalho.Para o headhunter Gutemberg de Macedo, “Muitos contratantes acham que esses empregados têm maior propensão a ficar doentes e a deixar a empresa na mão.”
Um projeto de lei do vereador Paulo Frange, do PTB, surge como tentativa de implantar na cidade o programa Obesidade Zero, de autoria do nutrólogo Daniel Magnoni, diretor de nutrição do Instituto Dante Pazzanese. O programa propões ações que vão de educação nutricional em escolas até mesmo incentivos tributários para o aumento de barracas que vendam frutas nas ruas da cidade.
CHEGOU MONA VIE RVL

Nenhum comentário:

Postar um comentário